Proposta de trabalho para 2025
Tema: O que há de novo nas psicoses? Desafios da clínica atual.
Após um ano de trabalho sobre o tema do autismo, o que nos remeteu aos primórdios da constituição subjetiva, nos sentimos convocadas a voltar às bases, ou seja, ao estudo das psicoses: podemos extrair algo de novo, ao nos determos sobre as psicoses, que orientaria a clínica psicanalítica em seus desafios atuais? Quais seriam as apresentações clínicas da época? Estas questões nos levaram a pensar nas psicoses ordinárias e indagar, além dos conceitos fundamentais, o cotidiano da clínica que tem nos convocado à delicadeza dos divinos detalhes e nos conduz a pensar nos desafios dos diagnósticos nos tempos em que vivemos. Parece que nos encontramos cada vez mais com fenômenos diversos, como sintomas psicossomáticos, adições, transtornos alimentares, entre outros, em casos que parecem apontar para a existência da estrutura psicótica, mas passariam despercebidos por não apresentarem desencadeamentos francos como encontramos nas psicoses extraordinárias. Mas ao que exatamente estamos nos referindo quando falamos de psicoses ordinárias? Em que contexto Miller propôs esse termo e ao que veio responder? No que ele nos ajuda a operar na clínica?
Desta forma, elegemos as psicoses ordinárias como eixo principal de nossa pesquisa, a partir de uma aposta de que seu estudo nos permitirá melhor compreender do que se trata na clínica atual. Considerando o exposto, outras questões instigam nossa pesquisa: qual o lugar da psicose no mundo contemporâneo diante da loucura universal e generalizada? Poderíamos falar de profusão e diluição? Nesse sentido poderíamos falar de uma presença mais constante da psicose na clínica e de uma dificuldade maior em identificá-la e diagnosticá-la?
Encontros
- Início: 24 de março
- Datas: 2ª e 4ª segunda-feira de cada mês
- Horário: 20h às 21h30.
- Modalidade: Presencial (moradores da Grande Florianópolis). On-line (moradores de outras regiões).
- Coordenação: Sandra C. da Silveira e Verônica Paola Montenegro
- Comissão de trabalho: Mariana Zelis e Daniella Zichtl Pichetti
- Inscrições: montenegroveronicapaola@gmail.com
- Mensalidade: R$90,00 (R$45,00 para participantes do CPOL ou a partir da segunda inscrição em Núcleos)
- Cronograma:
- Março: 24
- Abril: 14 e 28
- Maio: 12 e 26
- Junho: 09 e 23
- Julho: 14
- Agosto: 11 e 25
- Setembro: 08 e 22
- Outubro: 13 e 27
- Novembro: 10 e 24
Referências Bibliográficas
BRODSKY, Graciela. Loucuras discretas: um seminário sobre as chamadas psicoses ordinárias. Belo Horizonte: Scriptum livros. 2011.
CAMPOS, Sérgio de. Investigações lacanianas sobre as psicoses – volume 2: as psicoses ordinárias. Belo Horizonte: Topológica, 2022.
CARVALHO, Frederico Feu de. O sintoma nas psicoses: a arte do diagnóstico e os desafios da despatologização. Revista Curinga, v. 57, Seção Minas Gerais, p. 57- 64, junho de 2024.
CASTRO, Helenice Saldanha de. Há algo de novo nas psicoses…ainda. Texto de orientação referente à 26ª Jornada da Escola Brasileira de Psicanálise “Há algo de novo nas psicoses…ainda” – Seção Minas Gerais, 2023. Disponível em: https://www.jornadaebpmg.com.br/2023/wp-content/uploads/2023/05/Argumento-Helenice-Castro.pdf Acesso em dezembro de 2024.
CASTRO, Helenice de. O que o ordinário nos ensina sobre o extraordinário. In: Revista Curinga, Seção Minas Gerais, n. 57, p. 40-46, junho de 2024.
COSTA, Fernanda. O que há de novo e itera nas psicoses. Texto apresentado à primeira Atividade Preparatória da 26ª Jornada da EBP-MG, maio de 2023. Disponível em: https://www.jornadaebpmg.com.br/2023/wp-content/uploads/2023/05/fernanda_costa.pdf Acesso em dezembro de 2024.
GUY, Briole, MILLER, Jacques-Alain. La conversación clínica. Olivos: Gramma Ediciones, 2020.
LAURENT, Eric. Há algo de novo nas psicoses. Revista Curinga, 14, n.31, Belo Horizonte: Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Minas, dezembro de 2011. Disponível em: .https://ebp.org.br/mg/wp-content/uploads/2020/06/Curinga-edicao_14.pdf Acesso em dezembro de 2024.
MILLER, Jacques-Alain. Efeito do retorno à psicose ordinária. In: Opção lacaniana, 1(3), 1-30, 2010. Disponível em: http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_3/efeito_do_retorno_psicose_ordinaria.pdf Acesso em dezembro de 2024.
MILLER, Jacques-Alain. Los inclasificables de la clinica psicoanalitica. Buenos Aires: Paidós, 2005.
MILLER, Jacques-Alain. Seminário de Jacques-Alain Miller – Clínica Diferencial de Las Psicosis. Argentina: Sociedad Psicoanalitica Simposio del Campo Freudiano, 1991.
SKRIABINE, Pierre. A psicose ordinária do ponto de vista borromeano. In: Revista Latusa, 6(38), p. 1-12, setembro de 2009.
TEIXEIRA, Antonio. “Já não creio mais em minha psicótica” (Considerações intempestivas sobre a psicose ordinária). In: Opção lacaniana, 6(18), 1-21, 2015. Disponível em: http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_18/Ja_nao_creio_mais_na_minha_psicotica.pdfAcesso em dezembro de 2024.